ExOs, as Organizações Exponenciais: a nova forma de inovar

Humberto Massareto

ExOs, as Organizações Exponenciais: a nova forma de inovar

Nada dura para sempre e a era das startups não seria uma exceção. As Organizações Exponenciais (ExOs) constituem uma nova geração de organizações que revolucionam setores inteiros ao escalar tão rápido quanto as tecnologias exponenciais. Além disso, o modelo ExO é a estrutura que finalmente permite que empreendedores e corporações falem a mesma língua e rompam juntos com modelos estabelecidos e rígidos.

Uma startup é apenas o estágio inicial de um negócio que se busca escalar, uma inicialização ou um estado temporário, enquanto uma ExO é um estado permanente de construção de um negócio.

E onde o Open Source entra nessa história? Venha conferir!

Tópicos:

  • MTP (Massive Transformative Purpose, ou Propósito Massivo e Transformador)
  • As cinco características externas (SCALE): Staff on Demand, Community and Crowd, Leveraged Assets, Algorithms & Engagement (respectivamente Equipe sob demanda, comunidade e multidão, ativos alavancados, algoritmos e engajamento)
  • Os cinco mecanismos internos (IDEAS): Interfaces, Dashboards, Experimentation, Autonomy e Social Technologies (Interfaces, Dashboards, Experimentação, Autonomia e Tecnologias Sociais)
  • Ferramentas de compartilhamento
  • ExO Canvas