Finding Best Code: práticas para uma arquitetura evolutiva

Role até o final da página para realizar sua inscrição
Título:

Finding Best Code: práticas para uma arquitetura evolutiva

Objetivo:

O objetivo deste curso é introduzir. a partir de estudos de caso, boas práticas de desenvolvimento para implantar uma arquitetura de software evolutiva.

Resumo:

O curso consiste na identificação de problemas recorrentes no desenvolvimento de software e na sugestão de práticas para resolvê-los de formas que evitem a criação de novos problemas. Aqui trata-se de pensar a longo prazo, em software que será mantido. Não é um curso para criar software que será descartado em pouco tempo, que pode ser construído com ferramentas de geração de código. É um curso para construir um produto e mantê-lo funcionando, cada vez melhor. Para isso iniciaremos abordando moléstias de código-fonte (Dead Code, Cross Bug Injection e Total Destruction Button) e situações que devem ser evitadas, com a sugestão de adoção de ferramentas de verificação de qualidade de software no processo de desenvolvimento dos participantes. Em seguida, partiremos para a apresentação de boas práticas, iniciando com o princípio de reuso e gradualmente evoluindo para padrões de projeto, padrões de arquitetura e frameworks. Prosseguiremos com a discussão de princípios de boa programação terminando com a calistenia de objetos, já no contexto específico da programação orientada a objetos – acrescentando que ela deve ser uma opção e não uma regra. Toda a apresentação e discussão será feita com ilustrações de códigos fontes, criados como exemplo ou apresentados a partir de projetos de código aberto existentes.

Importante: Este é um curso sobre processo de trabalho e não sobre solução de problemas algoritmicos. Não pretendemos resolver problemas específicos de desempenho e segurança, mas abordaremos a forma de trabalhar que facilite o tratamento constante desses problemas.

Público:

Desenvolvedores(as) que querem codar o melhor código.

Pré-requisitos (conhecimentos obrigatórios para tirar melhor proveito do curso):

Não há

Tópicos que serão abordados:

  • Moléstias de código-fonte (Dead Code, Cross Bug Injection e Total Destruction Button)
  • Situações que devem ser evitadas
  • Ferramentas de verificação de qualidade de software no processo de desenvolvimento
  • Boas práticas, sempre
  • Reuso
  • Padrões de Projetos
  • Arquitetura
  • Frameworks
  • Calistenia de Objetos

 

Especialista PHP Conference Brasil: Flávio Lisboa

 

É mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É bacharel em Ciência da Computação com especialização em Programação Orientada a Objetos e Tecnologia Java. Possui as certificações Zend PHP Certified Engineer, Zend Framework Certified Engineer e Zend Framework 2 Certified Architect. É autor de 7 livros sobre programação PHP com uso de frameworks. Trabalha como analista no Serviço Federal de Processamento de Dados e é professor de pós-graduação na Unicesumar e Faculdades Alfaentre outras competências.