Passando de programador nutella a programador raiz

PHP Conference Brasil

Atração Especial: Mini-curso para todos(as) os(as) participantes, com o Papai do Shell: Júlio Cezar Neves!

 

Título: Passando de programador nutella a programador raiz

Objetivo: Ensinar a usar Expressões Regulares, que é uma excelente ferramenta para todas as linguagens, que abrevia enormemente a quantidade de código necessário ao desenvolvimento de programas, abreviando, e muito, o tempo gasto em programação.

Resumo: As Expressões Regulares são usadas em todas as linguagens atuais e em todos os bons editores. São ferramentas poderosíssimas que auxiliam sobremaneira à programação, encurtando o tempo necessário para desenvolvimento de aplicativos.
Este minicurso será executado em ambiente Shell e para tal, além de Expressões Regulares, o instrutor ensinará também o uso das instruções sed e grep.
Ao final do treinamento, o aluno terá capacidade de pesquisar, alterar valores e criticar dados de arquivos via linha de programação, sendo isso tudo feito, claro, em somente uma linha de código. 8^)

Público: Programadores(as), sysops, devops, Analistas de TI

Pré-Requisitos: Programar em alguma linguagem

Trabalhou por 8 anos na empresa Cobra Computadores e Sistemas Brasileiros, que foi a primeira empresa brasileira a desenvolver, fabricar e comercializar computadores. Participou da equipe de desenvolvimento do SOX, que foi o 4º sistema operacional reconhecido com padrão Unix e que é o único sistema, até hoje, desenvolvido fora dos Estados Unicos. Além de ter trabalhado na criação de diversas ferramentas para o mercado bancário brasileiro que, para se adaptar a uma inflação de 80% ao mês, tornou-se o sistema mais ágil e eficiente e exportou a nossa tecnologia de hardware e software bancário para todo o mundo. Possui mais de 35 anos de experiência em sistemas com a filosofia Unix e sua vivência com o desenvolvimento de sistemas operacionais e muitas linguagens de programação, lhe permitiu estudar a fundo o código da shell Bash e descobrir recursos não documentados que facilitam enormemente a vida de quem programa.

Júlio Neves