Tutorial: Trabalho de formiguinha, o dia a dia do professor com o software livre

Ana Cristina Fricke Matte

Tutorial: Trabalho de formiguinha, o dia a dia do professor com o software livre

Liberdade, compartilhamento, colaboração… palavras tão caras à cultura livre quanto à educação. Ser professor é cada vez mais uma tarefa difícil.

Sempre foi difícil, pois nunca foi uma profissão valorizada, sempre sobrevivendo às custas de greves e jornadas duplas, mas hoje também lutando contra certas ondas mais atuais, uma querendo, numa revitalização grotesca de um passado que a pedagogia julgava ter já desautorizado, a educação exclusivamente como reprodução do conhecimento válido para a formação de meros reprodutores do saber passado por um professor-robô, e a outra, embora sem admitir estar baseada na primeira, querendo dar a uma dita internet 2.0 ou 3.0 ou não importa qual zero seja esse, a essa dita internet o poder de ensinar usando robôs-professores.

Ser professor não se resume a “passar conhecimento”: conhecimento não se passa, conhecimento se compartilha. Ser professor não permite uma existência robotizável, dado que não ensinamos robôs, mas pessoas e, mais ainda, cidadãos. Assim, um robô-professor será, no máximo, formador de reprodutores de uma parte específica do conhecimento dito válido, por mais incríveis que sejam as evoluções atuais e futuras da inteligência artificial.

Fechar os olhos ao fato de que a tecnologia proveniente de monopólios somente serve aos monopólios e que estarmos em suas mãos, situação na atual conjuntura praticamente inescapável, é servir a seus propósitos de tomar mais e mais da nossa liberdade de escolha e da nossa felicidade em compartilhar e colaborar.

O software livre hoje está, como toda e qualquer tecnologia, cada vez mais distante da compreensão do usuário final e cada vez mais próximo de uma utilização menos inteligente, mas poderia ser diferente. O motivo pelo qual isto acontece é que esse fazer, como diz nosso colega Nelson Pretto, hacker de ser do professor ficou restrito a muito menos professores pensantes (não robôs, nem robotizados pela miséria de suas condições de trabalho) do que seria necessário para mudar. A culpa não é dos professores e nem das comunidades que lutaram para criar um cenário favorável, mas compete a ambos mudar esse cenário.

Assim, nessa apresentação, venho trazer para debate uma pauta que visa unir quem trabalha nesse sentido e que pode ser resumida como trabalho de formiguinha, com o software livre possível no dia a dia do professor.

Tópicos abordados:

    • O software livre como ferramenta
    • O software livre como cultura
    • O software livre como didática
    • Comunidades de software livre na Educação

19 de agosto – 13h30 às 16h00 – Sala 4

Palestrantes /etc (Outros)

#supsystic-table-42_wrapper table { border-collapse: collapse; }#supsystic-table-42_wrapper table.stripe tbody tr.even { }#supsystic-table-42_wrapper table.stripe.order-column tbody tr > .sorting_1 { }#supsystic-table-42_wrapper table.hover tbody tr:hover { }#supsystic-table-42_wrapper table.stripe.order-column tbody tr.even > .sorting_1 { }#supsystic-table-42_wrapper table.order-column tbody tr > .sorting_1 { }#supsystic-table-42_wrapper table.hover.order-column tbody tr:hover > .sorting_1 { }#supsystic-table-42_wrapper tbody td { background-color: inherit; }#supsystic-table-42 th, #supsystic-table-42 td { text-align: left; vertical-align: middle; }#supsystic-table-42 { border: 0px solid rgb(217, 228, 242) !important; }#supsystic-table-42_wrapper th { font-size: 3px; border: 0px solid rgb(217, 228, 242) !important; }#supsystic-table-42_wrapper td { border-top: 0px solid rgb(217, 228, 242); border-right: 1px solid rgb(255, 255, 255); border-left: 1px solid rgb(255, 255, 255); }#supsystic-table-42_wrapper tbody tr:first-child td { border-top: none; }#supsystic-table-42_wrapper tbody tr:last-child td { border-bottom: 0px solid rgb(217, 228, 242); }#supsystic-table-42_wrapper .child table { border-collapse: collapse; }
19/08 10h00 - 11h00 Salas 1, 2, 3 e 4 Ricardo Coelho Aprendendo Python em pleno período de transformação digital
19/08 11h00 - 12h00 Salas 1, 2, 3 e 4 Sérgio Amadeu Keynote: O Novo Colonialismo e a Inteligência Artificial: como as plataformas estão se tornando novos Leviatãs
19/08 13h30 - 14h30 Sala 2 Barbara Tostes Criações 2D e 3D com Softwares Livres
19/08 13h30 - 16h00 Sala 4 Ana Cristina Fricke Matte Tutorial: Trabalho de formiguinha: o dia a dia do professor com o software livre
19/08 16h30 - 17h30 Sala 2 André Noel Como impulsionar sua carreira usando Software Livre
19/08 18h00 - 19h00 Sala 3 Heverton Anunciação Existe CRM de Código aberto?
20/08 10h00 - 11h00 Salas 1, 2, 3 e 4 Cezar Taurion Keynote: O papel do software livre na construção de uma sociedade digital motorizada pela IA
20/08 11h00 - 12h00 Salas 1, 2, 3 e 4 Ralf Braga Keynote: Diversidade e Inclusão em TI
20/08 13h30 - 14h30 Sala 1 Rodolfo Avelino Colonialismo Digital: Dimensões da colonialidade nas grandes Plataformas na Internet
20/08 17h00 - 18h00 Sala 1 Luis Felipe Coimbra Costa iSUS Discovery: Hackeando Star Trek com Métodos Ágeis e Software Livre para desenvolver um super app
20/08 17h00 - 18h00 Sala 3 Rodolfo Avelino Colonialismo Digital: Dimensões da colonialidade nas grandes Plataformas na Internet
20/08 18h00 - 19h00 Sala 2 Humberto Emílio Massareto Código Aberto e a Teoria das Restrições, Colaboração e Geração de Valor
20/08 18h00 - 19h00 Sala 3 Marcos Vinícius Mazoni Felicidade nas organizações - Uma proposta de Métodos Ágeis
20/08 18h00 - 19h00 Sala 4 Karina Menezes Será amor platônico? Hackers, Software Livre e Educação
21/08 9h00 - 10h00 Salas 1, 2, 3 e 4 Christiane Borges Keynote: Internet of Toys: Uma brincadeira (in)segura?
21/08 10h00 - 11h00 Salas 1, 2, 3 e 4 Jon "Maddog" Hall Keynote: What a long strange trip it has been (and will be) [ em inglês SEM tradução simultânea ]
21/08 14h00 - 15h00 Sala 2 Ari Stopassola Junior Autopsy: dissecando vestígios digitais em busca de evidências
21/08 15h30 - 16h30 Sala 3 Flávio Lisboa Ciência e Software Livre: desenvolvendo com método
21/08 17h00 - 18h00 Sala 1 Luiz Henrique Rauber Rodrigues O Lixo Eletrônico, a TI Verde e eu com isso!
21/08 18h30 - 19H30 Sala 1 Marjori Klinczak Metodologia OWASP voltada para dispositivos mobile
22/08 10h00 - 11h00 Salas 1, 2, 3 e 4 Corinto Meffe Keynote: Software Livre: será que o sonho acabou?
22/08 11h30 - 12h30 Sala 2 Daniele Nazaré Tavares Q (Computação Quantica + Comunidade Open Source) em superposição
22/08 11h30 - 12h30 Sala 4 Gesiel Rios Lopes - Parte 1 Tutorial: Introdução à análise exploratória de dados com Python - Parte 1
22/08 14h00 - 15h00 Sala 4 Gesiel Rios Lopes - Parte 2 Tutorial: Introdução à análise exploratória de dados com Python - Parte 2